sexta-feira, 23 de março de 2012

Aceleração


Quando a velocidade de uma partícula muda, dizemos que essa partícula sofre uma aceleração (ou simplesmente é acelerada). Para o movimento ao longo de um eixo, a aceleração média amed ocorrida em um intervalo de tempo Δt é dada pela expressão:


Na qual a partícula possui velocidade v1 no tempo t1 e depois, velocidade v2 no tempo t2. A aceleração instantânea ou simplesmente aceleração é dada pela igualdade:

 

Ou seja: a aceleração de uma partícula em qualquer instante de tempo é a taxa na qual sua velocidade está mudando naquele instante. Graficamente, a aceleração em qualquer ponto é a declividade da curva de v(t) naquele ponto. Combinando as equações já vistas, podemos escrever:

 

Ou seja, a aceleração de uma partícula em qualquer instante de tempo é a segunda derivada da posição x(t) em relação ao tempo. No SI, a unidade de aceleração é o metro por segundo por segundo m/(s.s) ou m/s2. As outras unidades aparecem na forma comprimento / (tempo . Tempo) ou comprimento / tempo2. A aceleração tem magnitude e direção, sendo portanto uma quantidade vetorial. O seu sinal algébrico + ou – representam o sentido assumido em um eixo, da mesma forma que foi visto para o deslocamento e para a velocidade, isto é, uma aceleração com valor positivo, acelera no sentido positivo de um eixo e uma aceleração com valor negativo, acelera no sentido negativo do eixo.


A figura abaixo é o gráfico da aceleração de um elevador, discutido anteriormente. Compare a curva a(t) com a curva v(t) – cada ponto da curva a(t) mostra a derivada (declividade) da curva v(t) no tempo correspondente. Quando v é constante (em 0 ou 4 m/s), a derivada é zero, assim como também, a aceleração. Quando o elevador começa a se movimentar, a curva v(t) tem uma derivada positiva (a declividade é positiva), significando que a aceleração também é positiva. Quando o elevador diminui a velocidade até parar, a derivada e a declividade da curva v(t) são negativas, isto é, a(t) é negativa.

Em seguida, compare as declividades da curva v(t) durante os dois períodos de aceleração e observe que a magnitude da desaceleração e maior do que a magnitude da aceleração e que nos instantes em que a velocidade é constante a aceleração é nula conforme está ilustrado no gráfico.


Position – posição;

Velocity – velocidade;

Acceleration – aceleração;

Deceleration – desaceleração;

Slope of – declividade de.


As sensações que você sentiria ao viajar no elevador da figura acima estão indicadas nos desenhos do menino, na parte inferior da figura. Quando o elevador começasse a acelerar, você se sentiria como que pressionado para baixo, mais tarde, quando o elevador freiasse até parar, você se sentiria como que esticado para cima. Na situação intermediária, você nada sentiria. Isso quer dizer que o seu corpo reage a acelerações (ele é um acelerômetro), porém não reage a velocidades (ele não é um velocímetro). Quando você está viajando em um carro a 90 km/h ou em avião a 900 km/h, seu corpo não sente nada em relação ao movimento. Todavia, se o carro ou avião mudarem rapidamente de velocidade, você perceberá a mudança e talvez fique até assustado.

Um exemplo mais radical é mostrado nas fotografias abaixo, que foram tiradas enquanto uma cápsula de foguete foi rapidamente acelerada sobre um trilho e repentinamente freada até parar. 

 

Observe os efeitos que a aceleração causa sobre o ocupante da cápsula.

Grandes acelerações são algumas vezes expressas em termos de unidades g, onde

1g = 9,8 m/s2 (unidade g)

Em uma montanha russa, você pode experimentar breves acelerações acima de 3g, ou seja, (3)(9,8 m/s2) ou cerca de 29 m/s2, mais do que suficiente para justificar o preço do passeio.

Numa montanha russa é possível atingir acelerações até 3g.


Dicas para resolução de problemas

O sinal da aceleração: Em linguagem comum, o sinal da aceleração não possui significado científico: uma aceleração positiva indica que a velocidade de um objeto está aumentando, e uma aceleração negativa indica que a velocidade está diminuindo (o objeto está desacelerando). Todavia, em nosso estudo, o sinal de uma aceleração indica um sentido e não se a velocidade de um objeto está diminuindo ou aumentando.

Por exemplo: Se um carro com uma velocidade inicial v = - 25m/s é freado e pára após 5.0 s, então a amed = + 5.0 m/s. A aceleração é positiva, porém a velocidade do carro estava diminuindo. A explicação é a diferença de sinais: o sentido da aceleração é oposto ao sentido da velocidade.


  • Aqui está uma forma apropriada de interpretar os sinais:
Se os sinais da velocidade e da aceleração de uma partícula são iguais, então a velocidade da partícula está aumentando. Se os sinais são opostos, a velocidade está diminuindo.



Verificação de aprendizagem.

Um tatu move-se ao longo do eixo x. Qual é o sinal de sua aceleração se ele se mover:

  1. Na direção positiva com a velocidade aumentando;
  2. Na direção positiva com a velocidade diminuindo;
  3. Na direção negativa com a velocidade aumentando;
  4. Na direção negativa com a velocidade diminuindo?

Lá vai o tatu.


A posição de uma partícula sobre o eixo da figura abaixo é dada pela expressão:

x = 4 – 27t + t3,

com x em metros e t em segundos.



Positive direction – direção positiva

Negative direction – direção negativa

Origin - origem


  1. Uma vez que a posição x depende do tempo t, a partícula pode estar se movendo. Determine a função velocidade da partícula v(t) e a função aceleração a(t).

Solução:

1 - Para obter a função velocidade v(t), derivamos a função posição x(t) em relação ao tempo t.

2 – Para obter a função aceleração a(t), derivamos a função velocidade v(t) em relação ao tempo t.


Cálculos:

Diferenciando a função posição x(t), obtemos:


Com v em metros por segundos. Derivando a função velocidade em relação ao tempo t, obtemos:







(b) Determine o tempo t para o qual v = 0.

                                                 Como   


logo                                                t = 9 s e t = - 9 s



Assim, a velocidade é nula 3s antes do cronômetro marcar 0s e 3s após o cronômetro marcar 3s.


(c) Descreva o movimento da partícula para t ≥ 0.

Precisamos analisar as expressões x(t), v(t) e a(t). Quando t = 0, a partícula está em x(0) = + 4 m e movendo-se com uma velocidade de v(0) = -27 m/s, isto é, no sentido negativo do eixo x. Sua aceleração é a(0) = 0 porque até então, a velocidade da partícula não está mudando.

Para 0 < t < 3s, a partícula ainda possui uma velocidade negativa, logo ela continua movendo-se no sentido negativo do eixo x, no entanto sua aceleração não é mais nula, mas está aumentando e é positiva. Uma vez que os sinais da velocidade e da aceleração são opostos, a partícula está ficando mais lenta.


Na verdade, já sabemos que ela pára momentaneamente quando t = 3 s. Substituindo t = 3 s na expressão x(t), descobrimos que a posição da partícula é x = - 50 m e sua aceleração ainda é positiva.

Para t > 3 s, a partícula move-se para a direita no eixo x. Sua aceleração permanece positiva e cresce progressivamente em magnitude. A velocidade é agora positiva e também cresce progressivamente em magnitude.


Aceleração constante: Um Caso Especial

Em muitos tipos de movimento, a aceleração pode ser constante ou praticamente constante. Por exemplo: você pode acelerar um carro a um taxa aproximadamente constante, quando o semáforo muda de vermelho para verde. Então o gráfico de sua posição, velocidade e aceleração seria parecido com o gráfico da figura abaixo:



Slope varies – declividade varia


Perceba que a(t) na figura c é constante, o que faz com que a curva v(t) na figura b apresente uma declividade constante. Depois, quando você freia o carro até parar, a aceleração (ou a desaceleração) também pode ser aproximadamente constante.

Casos semelhantes são tão comuns de acontecer que um conjunto de equações especiais foram deduzidas a fim de lidarem com essas situações. Lembre-se que:

Essas equações são válidas somente quando a aceleração é constante (ou situações nas quais a aceleração pode ser considerada constante).

Quando a aceleração é constante, a aceleração média e a aceleração instantânea são iguais e podemos escrever a equação abaixo:




Aqui, v0 é a velocidade no tempo t = 0 e v é a velocidade para qualquer tempo posterior t. Podemos re – escrever esta equação como:

v = v0 + at. (2-11)


Note que a equação acima reduz-se a v = v0 para t = 0, como deveria ser; além do mais, ao derivarmos a referida equação em relação ao tempo t, teremos dv/dt = a, que é a definição de a A figura abaixo mostra um gráfico da equação acima. A função v(t) é linear, sendo o seu gráfico uma reta.





Velocity = velocidade

Slope = declividade


Da mesma forma, podemos reescrever a equação (com algumas mudanças na notação)



como:




e então como:


x = x0 + vmed t      (2-12)

Na qual x0 é a posição da partícula quando t = 0 e vmed é a velocidade média entre t = 0 e um tempo posterior t.


Na função linear da equação x = x0 + vmed t, a velocidade média em qualquer intervalo de tempo (digamos de t = 0 até um tempo t) é a média das velocidades no início do intervalo (= v0) e a velocidade no final do intervalo (= v). Para o intervalo de t = 0 até o tempo t, a velocidade média será:

  (2-13)


Substituindo o lado direito da equação (2-11) por v e rearranjando, teremos:

   (2-14)


Finalmente, substituindo a Eq. 2-14 na Eq. 2-12, teremos:

    (2-15)



Só para conferir, note que fazendo t = 0, teremos x = x0, como deveria ser. Além do mais, derivando a Eq. 2-15 em relação ao tempo t, obteremos a Eq. 2-11, como deveria ser.

A figura abaixo mostra um gráfico da Eq 2-15. A função é quadrática e assim o gráfico é uma curva.



 Position - posição


O









Um comentário:

  1. Tem alguma regra de sinal de velocidade positiva e aceleração positiva é acelerado,por causa dos sinais iguais,mas se a velocidade for negativa e a aceleração também pode ser retrogrado,e para ser isso prescisa de dois sinais diferentes...,por que isso??Não sei se foi compreendido,mas se puder me ajudar obg,precisaria até amanha de tarde!!!

    ResponderExcluir

Caro Amigo

Por favor, deixe a sua opinião